VIII Encontro de Gestores Calabrianos

Teve início na quarta-feira (12/05), em Farroupilha, o VIII Encontro Brasileiro e II Encontro Latino Americano de Gestores Calabrianos, com o tema “Marketing e Carisma: 50 Anos de Missão Calabriana na América Latina”. O encontro termina no sábado, dia 14/05.

O evento que reúne representantes da Itália, Argentina, Paraguai, Uruguai e vários estados brasileiros, tem como objetivo refletir sobre o marketing interno e externo da organização como ferramenta de gestão que atenda os princípios do carisma e que seja útil para o desenvolvimento da Obra Calabriana.

Os pronunciamentos de abertura foram do Ecônomo Geral da Congregação em Verona – Itália, Ir. Lairton Morawski; do Delegado para o Brasil, Pe. Jailton de Oliveira Lino; do conselheiro e ecônomo da delegação, Ir. Gedovar Nazzari; e do ecônomo da delegação Maria Imaculada, Ir. Gianfranco Mori.

O anfitrião, Pe. Jailton, salientou que esse encontro faz parte das comemorações dos 50 Anos de presença da Congregação Pobres Servos da Divina Providência no Brasil. “Esse nosso encontro é um avanço, em especial pelos conhecimentos que serão partilhados, pela oportunidade do encontro, por podermos aprender muito através dos ensinamentos de São João Calábria e acompanhando a evolução dos tempos”, destacou ele.

A primeira palestra foi ministrada pelo Ir. Lairton Morawski, que falou sobre “Gestão da Obra Calabriana nos 50 anos de presença no Brasil: uma realização da Divina Providência”. Ir. Lairton apresentou diversos ensinamentos deixados por São João Calábria com relação ao abandono na Divina Providência e ênfase no tema do programa carismático calabriano: “Buscai em Primeiro Lugar O Reino de Deus”.

Prefeito de Farroupilha, Ademir Baretta, esteve no encontro. Em seu pronunciamento deu boas vindas aos calabrianos e falou sobre sua admiração pelo trabalho da Congregação.

No final da manhã foi celebrada a missa, organizada pelas Irmãs Pobres Servas da Divina Providência, com espírito de gratidão pelos 50 anos de presença da Congregação no Brasil.


PALESTRA: Gestão Participativa

Durante o turno da tarde, o Encontro de Gestores Calabrianos, foi conduzido pelo Pe. Marcos Sandrini, que falou sobre a relação de poder em uma gestão participativa: como equilibrar os mecanismos burocráticos, controle e monitoração formais com métodos espontâneos, participativos e informais de cooperação.

Segundo Pe. Marcos, gestão e missão estão intimamente ligados, sendo a missão o horizonte da gestão. Em função disso, fez uma reflexão sobre a missão calabriana e os ensinamentos deixados por São João Calábria. “Gestão é global, é o todo, incluindo o projeto institucional, a gestão de pessoas e recursos”, definiu.

Durante a exposição, Pe. Marcos fez várias análises de textos do Pe. Calábria, relacionando ao tema da palestra e ao momento atual. “A gestão participativa é uma forma de empoderar as pessoas. O empoderamento do público interno traz como conseqüências o fim da submissão; a superação do medo; o fortalecimento da auto-estima; o crescimento da satisfação, entusiasmo e esperança.”, salientou.

O palestrante explicou, ainda, os tipos de poder e os três critérios do gestor, sendo eles: o dom ou carisma da liderança, a confiança da comunidade e o testemunho de vida.

Os Aspectos relacionados com gestão, educação e poder abordados por Pe. Marcos, provocaram analises e reflexões nos religiosos e leigos presentes. “A palestra foi muito proveitosa e nos proporcionou aprender de forma descontraída e com interação”, resumiu Pe.Delcio, participante do encontro.


2º DIA

PALESTRA: Marketing e Carisma



NO segundo dia do Encontro de Gestores Calabrianos, o tema abordado pelo Ir. Dr. Afonso Tadeu Murad, foi “Marketing e Carisma: O marketing na gestão das organizações religiosas.”

No inicio dos trabalhos foi realizada uma abordagem ampla de questões relacionadas com a gestão. Ir. Murad apresentou o seguinte conceito para Gestão Pastoral: “competência para coordenar processos e liderar pessoas, visando anunciar Jesus e colaborar na encarnação do Reino de Deus no mundo”, e enfatizou: “a pastoral utiliza princípios de gestão com diferencial humanista e espiritual”.

A cada assunto tratado, o palestrante buscou a participação do público, promovendo o debate em pequenos grupos e motivando os participantes a associarem as teorias expostas com a prática das ações diárias que são realizadas nas organizações.

Ainda durante a manhã foi desenvolvida uma atividade ao ar livre, estimulando a espiritualidade através da associação com símbolos da natureza. A espiritualidade foi abordada como cultivo da relação com o sagrado, que dá consolo, esperança e sentido para a existência. “A instituição cristã sem gestão, fracassa. Sem espiritualidade, se esvazia”, enfatizou Ir. Murad.

Ao abordar o tema marketing e carisma, o palestrante falou sobre os passos da gestão de marketing, explicando cada um deles: análise de cenário; segmentação, definição do público-alvo e posicionamento; mix de marketing; implementação, avaliação e re-planejamento.

Através da atuação do facilitador e das reflexões do grupo, a conclusão apresentada é de que o marketing é importante para as organizações e para a Congregação Pobres Servos da Divina Providência. Já a propaganda, que é parte do composto de marketing, deve ser utilizada com cautela, sendo evitada a propaganda persuasiva e agressiva. “A propaganda somente tem efeito se alinhada a política de comunicação e a gestão da imagem”, completou Ir. Murad.

A sugestão do Ir. Afonso é de que as organizações filantrópicas estabeleçam canais de comunicação de via dupla com seus públicos de interesse, para que assim divulguem as suas atividades e também escutem os públicos. “Também é muito importante ouvir os colaboradores – público interno e voluntários, criando processos participativos” orientou.

No final da tarde sob orientação do Pe. Gilberto Bertolini, foi realizada uma Leitura Orante da Palavra de Deus. Este momento de Oração e Espiritualidade também ajuda a fortalecer a consciência de que em nossas atividades este prática deve ser constante.

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