ANUNCIAR A CONVERSÃO

A Palavra de Deus deste 3º Domingo do Tempo Comum nos convida a conversão. Converter-se é mudar de direção, voltar, conduzir. Voltar para o Senhor. Conduzir para Deus àqueles que vivem longe d’Ele. Mudar aquilo que na vida não está de acordo com o desígnio de Deus.

Deus convida Jonas a anunciar a sua mensagem aos habitantes de Nínive. Jonas anuncia e “os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejuns e vestiram sacos, desde o superior ao inferior” (Jonas 3,5). Porque se converteram Deus não os castigou. Porque mudaram de vida, acreditaram em Deus, foram salvos.

Jesus também chama a conversão o povo do seu tempo e a todos nós: “o tempo já se completou e o reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no evangelho” (Marcos 1,15). Mas a resposta do povo não foi a esperada. Diferente dos ninivitas, os judeus ouvem, mas poucos se converteram. Poucos acreditam na Palavra, agora não dos profetas, mas do próprio Filho de Deus.

Continuando o evangelho, Jesus convida alguns para continuarem sua missão: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens” (Marcos 1,17). Estes atendem ao convite de Jesus e deixando imediatamente tudo, diz a palavra, seguem o Mestre.

E hoje? Estamos no ano 2012. A Igreja continua a missão de Jesus. Ele mesmo designa apóstolos a continuarem essa missão que chegou até nós. O papa, os bispos, os sacerdotes, religiosos e leigos somos convidados a anunciar a conversão. Gritar ao mundo para que escute a Palavra de Deus, os apelos de Deus e se converta. Assim como os ninivitas, os israelitas, nós hoje precisamos de conversão. Precisamos com urgência voltar para Deus e mudar de vida.

Que o Senhor nos dê sabedoria, paciência e perseverança para não desanimarmos de nossa missão. Orientados pela sua Palavra sejamos anunciadores do seu Reino. Convertidos, indiquemos o caminho de Deus para aqueles que vivem afastados d’Ele.

Deus nos abençoe.

Pe. Hermes José Novakoski, PSDP.


LITURGIA DO 3º DOMINGO DO TEMPO COMUM
1ª LEITURA: Jonas 3,1-5.10
SALMO: 24(25)
2ª LEITURA: 1 Coríntios 7,29-31
EVANGELHO: Marcos 1,14-20