SEMINARISTAS E RELIGIOSOS PARTICIPAM DA MISSA DO CRISMA

Os religiosos e seminaristas do COV – Centro de Orientação Vocacional Nossa Senhora de Nazaré participaram, no dia cinco de abril da missa do CRISMA na catedral metropolitana de Belém. Nesta celebração, presidida pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e concelebrada por Dom Teodoro bispo auxiliar e Dom Vicente Zico, bispo emérito, todos os sacerdotes que atuam na arquidiocese renovaram suas promessas sacerdotais. Também foram abençoados os óleos dos enfermos, dos catecúmenos e do crisma que serão ministrados sobre os fieis quando receberam o sacramento correspondente. Grande número de fieis marcou presença na celebração e muitos acompanharam pelos meios de comunicação da Fundação Nazaré.

É BOM SABER:
Óleo do Crisma
Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar "o bom perfume de Cristo". É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os "escolhidos" que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos Sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.

Óleo dos Catecúmenos
Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha.

Óleo dos Enfermos
É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como "extrema-unção". Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa.