JMJRio2013 dá início às inscrições para jovens brasileiros e estrangeiros

Foram abertas oficialmente, ontem, 29, as inscrições para a Jornada Mundial da Juventude 2013. O Papa Bento XVI foi o primeiro peregrino inscrito para o evento que, em menos de 24 horas, já contabiliza mais de 220 grupos de jovens de cinco continentes, o que reforça o alcance mundial da Jornada. Peregrinos de países como França, Estados Unidos, Suíça, Uruguai, Chile, Emirados Árabes, Espanha e Guatemala já garantiram a presença na JMJRio2013. O lançamento das inscrições foi realizado na Arquidiocese do Rio de Janeiro com a participação de Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro e Presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJRio2013, além do Monsenhor Joel Amado (Secretário Executivo do COL), da Irmã Shaiane Machado (Diretora do Setor de Inscrições), de Walmyr Júnior, jovem que participou da última JMJ em Madri, e de Angel Agallano, Vice-presidente do Santander.

A JMJ, que ocorre a cada dois ou três anos em uma cidade escolhida pelo Papa, é considerada o maior evento mundial direcionado à juventude. As inscrições dos peregrinos podem ser feitas em um dos sete idiomas (português, alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e polonês) disponíveis no site oficial da JMJ Rio2013 (www.rio2013.com), sendo realizadas pelo responsável pelo grupo, que pode ter até 50 pessoas. A inscrição é a porta de entrada para o peregrino na JMJ Rio2013 e por isso é fundamental que seja realizada com antecedência. Dessa forma, o jovem passa a fazer parte oficialmente deste evento que reunirá pelo menos 2 milhões de jovens de cerca de 190 países (segundo as estatísticas da última Jornada, em Madri). É também por meio da inscrição que a Jornada poderá conhecer, acolher e melhor atender em termos logísticos as necessidades de cada peregrino em termos de hospedagem, alimentação, transporte, entre outros.

O sistema online de inscrições é resultado de uma bem-sucedida parceria entre o Instituto JMJ e o Banco Santander – que, na última Jornada em Madri, também foi fornecedor do sistema de inscrição dos peregrinos. Brasileiros e cariocas também devem inscrever-se pelo site oficial. O link http://www.rio2013.com/pt/tire-suas-duvidas/inscricao foi especialmente construído para facilitar todo o processo, contendo tanto um vídeo tutorial quanto um FAQ (conjunto de Perguntas e Respostas mais frequentes).

A 28ª Jornada Mundial, que é um evento maior do que Copa do Mundo e Jogos Olímpicos juntos, acontecerá no Rio de 23 a 28 de julho de 2013, e tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as Nações” (Cf. Mt 28,19), indicado pelo Papa Bento XVI. O “saco de dormir” e o “mochilão” representam o espírito da JMJ Rio2013, que promete atrair jovens de todos os continentes, raças, etnias, credos e religiões para celebrar a amizade, a união, o despojamento, a convivência, a descontração e a fé, além de deixar um significativo legado social, cultural, econômico e artístico para a cidade e para o Brasil. “Esta cidade, especialista em receber bem, como é a sua marca registrada – o Cristo Redentor de braços abertos – também se rejuvenescerá com a vinda de tantos jovens de etnias e línguas diversas. Será o maior evento desses últimos tempos nesta cidade maravilhosa”, diz Dom Orani Tempesta.

A expectativa é que 60 mil voluntários atuem na Jornada, em todos os aspectos logísticos. “Os voluntários são a alma da Jornada e, pelo voluntariado, estes jovens altamente engajados em torno de um objetivo comum exercem de fato a juventude, com descontração e ao mesmo tempo concentrados no alvo de fazer da JMJ um sucesso”, revela Padre Ramon Nascimento, Diretor do Setor de Voluntariado. Até o momento, já estão inscritos na JMJ quase 50 mil voluntários. Os Atos Centrais devem ocorrer na Praia de Copacabana e na Base Aérea de Santa Cruz em julho do ano que vem. Paralelamente, serão realizadas programações e atividades culturais ao longo de todos os dias da JMJ Rio2013, como a participação do Circo do ator Marcos Frota.

A logomarca da JMJ Rio2013 foi inspirada nos traços do Pão de Açúcar, símbolo universal da cidade do Rio de Janeiro. A cruz contida nela reforça o sentido do território brasileiro conhecido por Terra de Santa Cruz, além de fazer menção à Cruz Peregrina que tem percorrido todo o Brasil. O Cristo de braços abertos representa o monumento reconhecido como uma das maravilhas do mundo: o Cristo Redentor. As formas que finalizam a imagem do coração possuem a cor azul, representando o litoral, somada ao verde e amarelo – que transmitem a brasilidade das cores da bandeira nacional. A logomarca foi eleita por meio de um concurso lançado mundialmente e o vencedor foi um jovem designer brasileiro (Gustavo Huguenin) que hoje trabalha no setor de Comunicação do COL.



Fonte: ASCOM JMJ Rio 2013