A Palavra de Deus na formação

“Aquele que não conhece as Escrituras não conhece a Deus” (São Jerônimo).
Nos dias 28 e 29 de setembro de 2013, os seminaristas do COV Nossa Sra. de Nazaré participaram do III Encontro de Formação das Etapas Iniciais (Aspirantado, Postulantado e Noviciado), promovido pela CRB (Conferencia dos Religiosos do Brasil), que teve como tema: A Palavra de Deus na Formação, realizado na casa das irmãs Servas da Anunciação.

O encontro foi assessorado pela Irª Teresinha Barros, da Congregação Providência de Gap, que com o seu jeito simples, alegre e dinâmico soube impactar os seminaristas com o uso da Palavra.
A passagem bíblica que norteou o encontro foi a do livro do profeta Isaías 50, 4-5: “Deu-me o Senhor DEUS uma língua habilidosa para que aos desanimados eu saiba ajudar com a palavra. Toda manhã ele desperta meus ouvidos para que, como bom discípulo, eu preste atenção. O Senhor DEUS abriu-me os ouvidos, e eu não fiquei revoltado, para trás não andei".

Com essa passagem todos os formandos puderam entender que para compreender a voz de DEUS devemos estar com os OUVIDOS atentos, a BOCA pronta para falar e os PÉS pronto para caminhar sem voltar para trás. Com esses sentidos atentos à vontade de DEUS poderemos JUNTOS CONSTRUIR O SEU REINO.
Uma das frases citadas pela Irª Teresinha que ressoou no coração dos seminaristas foi que: “O amor à Bíblia é igual ao amor ao pobre”. Amando os personagens citados na Sagrada Escritura, o povo oprimido e maltratado, poderei amar e respeitar os irmãos oprimidos, maltratados e humilhados nos dias de hoje.