Papa Francisco faz apelo aos jovens

"Quando um jovem não confia na vida, quando perde a esperança" busca um pouco de paz "nos" mercados da morte, os que oferecem um caminho para quando se está triste, sem coragem, sem esperança. Por favor, não vendam a sua juventude para os que vendem a morte! Vocês sabem do que estou falando".

"Confiem em Jesus. E quando o digo quero ser sincero: Eu não venho aqui para vender-lhes uma ilusão; venho para dizer que há uma Pessoa que pode levar vocês adiante; confiem nela. É Jesus, e Jesus não é uma ilusão... As dificuldades não têm que assustar vocês... Remem mar dentro e lancem as redes... A palavra do Senhor encheu as redes e... fez eficaz o trabalho missionário dos discípulos. Seguir Jesus exige esforço, significa não se contentar com metas pequenas, mas apontar para o alto, com coragem".

"Quando parece que tudo está parado, quando os problemas pessoais se inquietam, quando o mal-estar social não encontra as respostas adequadas, não se pode dar-se por vencidos. O caminho é Jesus: fazer que suba ao nosso barco e remar mar dentro com Ele... porque com Jesus tudo muda. Sem fazer muitos cálculos humanos e sem se preocupar de verificar se a realidade que lhes rodeia coincide com as suas seguranças. Mar dentro e saiam de vós mesmos; saiamos do nosso pequeno mundo para nos abrir a Deus e cada vez mais aos irmãos".