Cartaz do Círio de Nazaré 2014



O Cartaz do Círio de Nazaré é um dos símbolo da festa que é aguardado com ansiedade pelo povo Paraense. Representa para muitos o início da preparação para as romarias do Círio, a grande festa da Rainha da Amazônia.

 A cada ano, os cartazes do Círio são produzidos para distribuição à população, que com muita alegria e devoção a nossa Senhora de Nazaré fixam o cartaz nas portas de suas casas, como uma homenagem à Padroeira.

 A confecção do cartaz sempre bate um novo recorde em relação aos anos anteriores. Especula-se que o primeiro cartaz tenha sido produzido em 1882, há 132 anos.

Um momento muito especial que todos os anos é esperado ansiosamente pelos fiéis de Nossa Senhora de Nazaré aconteceu na noite desta quarta-feira (28), na Praça Santuário, a apresentação do cartaz oficial do Círio. A exposição aconteceu após a celebração da missa, às 18h, na Basílica de Nazaré, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

A partir do tema “Ensina Teu Povo a Rezar”, criou-se o conceito do Cartaz do Círio de Nazaré 2014, onde o fundo que comporta a imagem da Santa é um oratório. Mas não um oratório comum, um oratório com expressão popular. O conceito do cartaz está todo baseado nas manifestações espontâneas de fé do povo paraense, que decora seus lares para a passagem da procissão. Muitas vezes customizando os cartazes com flores ou bordando os mantos.

Com fotografia da renomada fotografa paraense Walda Marques e arte da Mendes Comunicação, o cartaz este ano tem como objetivo fazer com que Maria entre na casa de cada paraense, com sua corte de anjos.

Para o diretor-coordenador do Círio 2014, Jorge Xerfan, o cartaz é importante para a divulgação do Círio. “Ele se constitui numa importante ferramenta de divulgação da nossa devoção mariana, pois é levado para muitos lugares, não só do Pará, mas como do Brasil e do mundo”, destaca.

Para o diretor de evangelização, Cláudio Acatauassú o cartaz do Círio, além de divulgar, reforça a fé em Maria. “Ele é o primeiro instrumento de evangelização que chega às mãos do povo paraense e anuncia que vai ter Círio outra vez. A nossa expectativa também é grande, ainda não vimos o cartaz, mas certamente ele vai ter muitos significados, além da beleza plástica que encanta a todos nós”, ressalta.  

Padre Maciel Pereira, Barnabita da Basílica de Nazaré, ao falar do cartaz, lembrou-se de dois exemplos de Maria, simplicidade e oração. “O cartaz retrata duas características principais de Nossa Senhora, simplicidade e oração. Virtudes que devem ser seguidos por todos nós seus filhos e filhas. Maria, mulher simples e mulher de oração” discorreu Padre Maciel Pereira, Barnabita da Basílica de Nazaré.

Como já vem ocorrendo nos últimos oito anos, a apresentação do cartaz é realizada no primeiro semestre. Esta antecipação da programação reforça a ideia de que o Círio deve ser vivido o ano todo, além de explicitar a importância do cartaz como elemento fundamental para a difusão da grande festa e também da fé mariana.  

O evento foi organizado pela Diretoria da Festa de Nazaré e contou com a participação dos Padres Barnabitas, o Reitor da Basílica Santuário e Presidente da Diretoria da Festa, Pe. José Ramos, integrantes da Diretoria da Festa, além dos patrocinadores e apoiadores oficiais do Círio.

Elementos do Cartaz:

ORATÓRIO - O oratório de fundo foi desenhado a partir de um oratório de madeira, daqueles presentes em muitas casas abrigando as mais diversas imagens de Santos.

ANJOS - Anjos, os mais diversos, desde os anunciadores, os que carregam as fitas, feitos por artista local, que os moldou em papier maché, até os anjos de gesso, que estão na base do cartaz, também reforçam o conceito. Anjos sempre acompanharam as mais diversas representações artísticas e populares marianas ao longo dos séculos; Por esse motivo, estão presentes em diversas formas de expressão no Cartaz.

Temos ainda, ao fundo, anjos pintados na parede de um altar da Catedral da Sé e uma peanha de madeira com a imagem de um anjo sustentando a Santa.

FITAS - As fitas de Nossa Senhora de Nazaré também reforçam o conceito do cartaz, pois estão diretamente ligadas ao lado popular da festa de nossa padroeira.

CORES - O cartaz mistura o estilo barroco, com suas cores bronze, ouro e madeira, com o estilo rococó e seus tons pastéis de rosas e azuis. Ainda que com muitos elementos, o fundo harmoniza-se com o colorido do manto e a imagem da Santa, que estão em primeiro plano.

Basílica de Nazaré.