PALAVRAS DE SÃO JOÃO CALÁBRIA: A DOR, A CRUZ, o SOFRIMENTO: DONS DE DEUS

A dor, a cruz, o sofrimento, vistos e meditados à luz de Deus, são os maiores dons que Ele nos possa dar: pedras preciosas e jóias. 

O sofrimento, quando aceito com espírito de fé, é uma moeda preciosa, com a qual podemos adquirir graças para nós mesmos e para os outros. O cristão que sofre com serenidade, resignando-se ao que a Providência dispuser, é um pára-raios que mantém afastados flagelos e castigos. Ele é um imã de graças para todos e um tesouro de riquezas celestiais: é um anjo que canta a glória e a misericórdia de Deus. 

Mais do que tudo, porém, o sofrimento torna-nos semelhantes a Jesus Crucificado. Oh se também nós pudéssemos, iluminados pela luz da fé, compreender, não só em teoria, mas na prática, o valor e o mérito do sofrimento! 

Oh se pudéssemos compreender que grandes benfeitores são todos aqueles que sofrem em união com Cristo! As provações e os sofrimentos, unidos aos sofrimentos de Jesus, enriquecem nossas almas e dão vitalidade às obras de Deus. A cruz é o selo das obras de Deus. As almas e as obras de Deus custam caro, têm na base os sofrimentos e amadurecem na vida oculta.

Palavras de São João Calábria - Livro: Retornemos ao Evangelho.