PALAVRAS DE SÃO JOÃO CALÁBRIA: NÃO QUEIRAS VOS ADAPTAR AOS ERROS DESTE MUNDO

E preciso colocar-se em oposição ao mundo, especialmente ao mundo de agora. Ai de nós, se deixarmos penetrar em nossos corações e em nossas almas o espírito do mundo! Estamos, é verdade, no mundo; mas imcumbe-nos o dever de não pertencermos ao mundo, como acontece com os navios, que sulcam as águas do mar, sem que de qualquer forma o mar penetre neles. Mais ainda: os navios não se detêm no mar, assim, nós devemos nos manter acima da lama e corrupção do mundo, desprezando suas máximas e maus exemplos. Se nos deixássemos engolfar pelo mundo, como um navio que mergulhasse na voragem do oceano, isso significaria naufrágio e destruição.

Mais ainda: os navios não se detêm no mar, mas seguem a sua rota em direção ao porto; assim, também nós jamais devemos perder de vista o fim da criação e as metas de nossa vocação. Devemos pensar que o fim da nossa labuta não está longe e que no fim da vida nos estará reservada uma recompensa, contanto que, como os servos bons, o divino Senhor da vinha nos encontre vigilantes em fazer o bem. Os navios, porém, nem sempre têm uma viagem tranquila: com bastante frequência, sopram as ondas se sobrepõem ameaçadoras; muitas vezes é preciso recorrer a medidas extremas para evitar o naufrágio. Assim, também nós prescisamos enfrentar dificuldades, superar obstáculos, empenhar-nosna luta contra os inimigos da nossa alma; mas, se nos mantivermos unidos a Deus, chegaremos felizes ao porto da eterna salvação. Cuidado para não fazermos concessões ou conchavos! Não cometamos falhas perigosas, condenando a mística nau do Senhor, sob pretexto de ampliarmos campo do bem. Não nos contentemos com sermos canais; mas procuremos ser conchas e canais ao mesmo tempo, repletos nós mesmos de Cristo e do seu espírito, para depois distribuí-lo aos outros.

Esta é a hora decisiva: ou Cristo ou Satatanás. Ditos nós que fomos chamados a combater do lado de Cristo!

Palavras de São João Calábria - Livro: Retornemos ao Evangelho.