Simpósio Vocacional

No Domingo, quatro de setembro, foi realizado o 1º Simpósio Vocacional na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré em Marituba com a presença das lideranças e os Religiosos e Religiosas da Paróquia. O tema do Simpósio foi: "Eles deixaram tudo e seguiram Jesus!" (Lucas 5,11).

O Simpósio iniciou com a Celebração Eucarística presidida pelo Padre Hermes Novakoski, reitor do COV Nazaré. Em sua reflexão motivou as famílias a serem as primeiras animadoras vocacionais, estando atentas as manifestações de Deus na vida dos filhos. A vocação é uma semente que Deus coloca no coração de todos os seus filhos, mas que precisa ser cultivada de forma adequada no seio da família para que não morra, dizia o presidente da Missa. A falta da cultura vocacional traz consequências tristes para a vida de muitos jovens e famílias, pois se reflete na falta de sonhos, expectativas, entusiasmo.

Depois seguiram as palestras que foram realizadas pelo Ir. Joandeson Sousa que também moderou o encontro e pelo Ir. José Haroldo Medeiros que está em missão em Jacundá. Ambos refletiram sobre a importância da cultura vocacional através da implantação e manutenção de ações com cunho vocacional que perpassam e são ponto de união de todas as demais pastorais, movimentos e serviços de uma Paróquia. Ambos explanaram sobre o que é o SAV - Serviço de Animação Vocacional e as EVP - Equipe Vocacional Paroquial, mostrando quais são os seus encargos e funções na dinamicidade do trabalho de evangelização.

Teve trabalho em grupo onde os participantes puderam avaliar o que já está sendo feito e o que precisa mudar para que a cultura vocacional esteja mais presente em nossa Paróquia.

Casais do ECC ofereceram seu apoio na parte de alimentação e logística do encontro, fazendo com que este ocorresse com tranquilidade. Agradecemos o emprenho dos casais envolvidos.

Desejamos que este primeira passo dado em nossa Paróquia desperte mais compromisso pelas vocações.