Projeto Amigos das Vocações - 5 anos!

Amigo benfeitor! Amiga benfeitora!

É com imensa gratidão a Deus que chegamos até você para partilhar mais este momento de alegria. O Projeto Amigos das Vocações no qual você faz parte está completando cinco anos de caminhada, atingindo a marca de 190 benfeitores cadastrados. Que bom que você faz parte desta história! Mas se você ainda não conhece este projeto, é convidado a conhecer! Aceita este convite?

A semente foi lançada em 2011 e está produzindo frutos. Na primeira missa, realizada em um dia um tanto conturbado, pois o Padre Oziel tinha sofrido um acidente no caminho para Jacundá, teve a presença de apenas uma pessoa, o senhor João Batista, membro do Conselho de Família na época.

Diante do ocorrido surgir a pergunta: serão estes sinais para não continuarmos? Mas a confiança em Deus venceu a dúvida e realizamos a segunda missa. A proposta foi sendo entendida e acolhida pela comunidade local que começou a frequentar o COV Nazaré, até então um tanto desconhecido para muitos.

Como Deus sempre tem algo para nos surpreender, o Projeto ganhou asas e em dezembro de 2014 surgiram os primeiros benfeitores de São Luís – MA. Depois vieram Salvador - BA, Nova Andradina- MS, Brasília - DF. As coisas de Deus não tem limites, pois o “mundo todo é de Deus!”, como dizia São João Calábria.

Desde o início a nossa motivação foi criar uma cultura vocacional e reunir pessoas que rezam e apoiam as vocações e ainda difundir o carisma inspirado por Deus a São João Calábria fundador da Congregação Pobres Servos da Divina Providência. Graças a Deus e a generosidade de pessoas como você, continuamos nossa missão que hoje vai muito além dos muros desta casa. Anualmente atingimos cerca de dois mil jovens com nossos encontros, eventos, missão. Isso é possível com o apoio da comunidade e de pessoas generosas como você!

Inspirados em nosso fundador, São João Calábria, o COV – Centro de Orientação Vocacional Nossa Senhora de Nazaré surgir em 2000 de um sonho da Comunidade de Marituba em formar religiosos e sacerdotes para a Igreja. Por aqui passaram mais de noventa jovens. Alguns deles são sacerdotes, outros religiosos e tem aqueles que retornaram as suas famílias e lá são chamados a viverem o que aprenderam aqui nesta casa da Providência.

Nestes 16 anos de missão desta casa, queremos destacar três jovens que passaram por aqui e que chegaram ao sacerdócio na Congregação. Pe. Oziel Feitosa Ribeiro (Missão em Campo Grande MS), Pe. Jardel Rodrigues Oliveira (Missão em Feira de Santana BA) e Pe. Roberto Bessa (in memoriam). Além destes temos o Ir. José Haroldo Medeiros (Missão em Jacundá PA) que se prepara para a ordenação sacerdotal que deverá acontecer no próximo ano em Marituba. Ir. Joandeson Sousa que depois de fazer as etapas de formação no Sul, retornou este ano para fazer parte desta missão onde foi seminarista em 2009 e 2010. Estes são alguns dos que responderam ao chamado de Deus consagrando a sua vida no serviço ao Reino. Continuemos rezando para que estes perseverem e que outros continuem aceitando o convite que o Senhor faz.

Neste mês em que o Projeto Amigos das Vocações completa cinco anos, receba o nosso abraço de gratidão pelo apoio às vocações. Como é bom podermos contar com a sua amizade, carinho, orações e apoio. Você é muito importante para nós!

Trazemos abaixo o depoimento do casal João Batista e Andréa que fizeram parte do Conselho de Família quando o Projeto surgiu. Eles testemunham o crescimento e os benefícios do Projeto nestes cinco anos de existência. Outro casal que fez parte do Conselho na mesma época foram o Diácono Ademirson e a esposa Rose.

Continuemos unidos em oração. O amor de Deus nos fortalece sempre. Somos felizes e gratos por poder contar com a sua amizade.

Deus continue abençoando você e toda a sua família pela intercessão de São João Calábria e Nossa Senhora de Nazaré.

Abraço

Pe. Hermes José Novakoski
Reitor.


Testemunho de João Batista Carvalho Araújo e Ivone Andréa Oliveira Lima.

Eles foram membros do Conselho de Famílias entre 2010 e 2013.

Família João Batista e Andrea
Sentimo-nos desafiados diante da proposta deste Projeto, de certa forma audacioso.

As Palavras que podem defini-lo são: desafiador e gratificante, pois vemos como ele vem crescendo e se desenvolvendo. Sou feliz, repetiu várias vezes a benfeitora Andréa, em fazer parte. O mesmo sentimento expressou João Batista, lembrando de como era e como está hoje o COV Nazaré. A alegria que sentimos é algo indescritível.

O projeto incentiva, motiva as pessoas a rezarem mais, a entenderem mais sobre vocação e testemunharem isso nas famílias. Participar do Projeto é um incentivo a mais para rezar.

É um aprendizado trabalhar com os vocacionados, seminaristas e com as famílias. Foi bom também porque pudemos conhecer e participar mais da vida e da rotina dos religiosos. A convivência ajudou a entendermos melhor a missão deles.

O que nos deixa triste é ver que alguns desistem. Não são perseverantes na oração e no apoio as vocações.

Nestes cinco anos, lançando sementes, é possível e gratificante ver os muitos frutos que estão sendo produzidos. As portas foram abertas à comunidade que acolheu ainda mais o COV Nazaré.

Dizemos aos amigos benfeitores que continuem presentes na vida do COV, das famílias e dos jovens vocacionados e seminaristas. Aos que ainda não fazem parte deste projeto, dizemos que vale a pena abraçar esta causa.

Agradecemos pelo apoio deste casal que continua presente na vida do COV Nazaré.