Simpósio Vocacional em São Luis - MA

No dia 23 de outubro de 2016, o COV Nazaré  e o Serviço de Animação Vocacional (SAV) na pessoa do Pe. Hermes Novakoski, Ir. Joandeson Ferreira, Ir. Maria Julia Barbosa e o Seminarista Célio Corrêa se fizeram presentes na Paróquia Mãe da Divina Providência para a realização do Simpósio Vocacional Calabriano. O Início do encontro de seu com a Santa Missa as 07:00 hs, na comunidade São José Operário contanto com a participação de todas as comunidades que compõe o corpo da Paróquia e como convidados tivemos a presença da Paróquia São João Calábria, do Centro Educacional e Profissional São José Operário. A Santa missa foi presidida pelo Pe. Hermes Novakoski que em sua reflexão exortou a todos os fieis presentes a importância do cultivo vocacional e como este é fundamental para a evangelização no seio de nossa Igreja. 

Ao término da missa todos os participante dirigiram-se para o refeitório aonde foi realizado um café partilhado, logo em seguida já o no auditório Irmão Rino Corradini a Ir. Maria Julia Barbosa deu início com a temática introdutiva referente ao encontro, apresentando a todos "O que é vocação?" em sua fala mostrou o que o primeiro chamado que Deus nos faz é a vida e frente a isso caminha as realidade específicas de vocação que são ao ministério ordenado, a vida religiosa consagrada, a vida matrimonial, a vida leiga e missionária. A irmã Maria Julia lembrou a ainda que todos nós somos chamados pelo Senhor e uma vez que esse chamado cresce em nossa vida, tornamo-nos agentes vocacionais para o Reino de Deus. 

Após a sua fala, tomando a palavra, o Irmão Joandeson Ferreira apresentou a todos os presentes a temática  central " Eles deixaram tudo e a Jesus!" baseado no Evangelho de São Lucas 5, 11. Em sua fala o Ir. Joandeson apresentou a realidade do Serviço de Animação Vocacional (SAV), seu objetivo e como ele pode ser desenvolvido pela comunidades paroquiais. Segundo o Irmão Joandeson, o SAV deve ser a base para todos os organismos e serviços da Igreja uma vez que o seu propósito consiste em amimar todo o povo de Deus. Está atitude quando amadurecida e vivida plenamente a comunidade caminha melhor, contudo é estreitamente necessário a participação de todos, assim frisava. Neste sentido, a composição do SAV dar-se-á pela participação de algum membro da pastorais existentes para que assim o trabalho resulte em trabalhos profícuos.

O Ir. Joandeson ainda motivou a todos com algumas perguntas para reflexão em grupo " Como é a realidade vocacional da sua paróquia, atividade ou região? Sua paróquia tem o SAV? Se tem, como é? Se não tem, por quê ainda não tem? O que é necessário realizar para implantá-la ou revigorá-la? É possível reconhecer as dificuldades? Quais ações concretas a sua comunidade realiza em prol das vocações? Quais ações concretas a sua comunidade realiza em prol das vocações?" aonde os mesmos em seguida apresentaram como forma de entendermos um pouco acerca de sua visão a respeito da realidade vocacional. 

O Simpósio Vocacional terminou com um bom almoço preparado pela colabores do CESJO. Louvamos e agradecemos a todos que participaram deste momento rico de formação, partilha e aprendizado. Externamos também o nosso muito obrigado aos organizadores do evento, a comunidade religiosa (Pe. Manoel de Oliveira, Pe. Marcos Antônio, Ir. Roque Kasmirske e Ir. Noivar Brustolin) e ao Pe. Adimirson, pároco da Paróquia São João Calábria.
Por tudo isso, Deus seja louvado.