25 Anos de Evangelização em Marituba


Olá meu(inha) querido(a) leitor(a).
Graça e Paz da parte de Deus esteja contigo.

Hoje estamos aqui trazendo uma mensagem de agradecimento, mas sobretudo queremos convidar você a partilhar dessa alegria conosco. Sim! você mesmo, pois o trabalho consiste em servir você meu(inha) irmão e irmã.

Como você sabe somos uma Ordem Religiosa nascida em Verona, Itália pelas mãos do Pe. João Calábria com a finalidade de "Reavivar no mundo a fé a confiança em Deus Pai providente". Foi a partir desse propósito que ainda em vida ele já imaginava as dimensões de evangelizações que a Congregação dos Pobres Servos da Divina Providencia tomaria.  
Contudo querido(a) leitor(a) esse sonho começou a se concretizar depois de sua morte, em 08 de dezembro de 1954. E de lá pra cá a graça da Providência de Deus e o seu espírito de Pai fundador nos acompanha até hoje. 

Propriamente dito a nossa história aqui no Brasil começa no dia 30 de agosto de 1961 com a chegada do Pe. Gino Gatto, a cidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Foi essa semente plantada, meu(inha) irmão e irmã, que o espírito apostólico e missionário iniciado por Pe. João Calábria foi-se perpetuando pelo nosso Brasil. E hoje estamos presentes em 08 estados: Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Rio Grande do Sul na qual completamos em 2011, 50 anos de presença em solo brasileiro.

E a nossa alegria agora se dá, pois aqui no solo paraense, na cidade de Marituba aonde nos encontramos, estamos celebrando 25 anos de presença. Uma história iniciada por duas figuras notórias tanto para a cidade, quanto para a Igreja de Jesus Cristo. Ao Engenheiro Marcello Candia, missionário leigo e o Bispo Dom Aristides Pirovano, ambos de origem Italiana que aqui aproveitamos para externar no nosso muito obrigado.

Foi no regresso a Itália que Dom Arisitides conheceu a obra de Pe. João Calábria e percebeu que o carisma e missão empregados por ele de "Ir lá onde ninguém vai" associava-se a missão na cidade de Marituba. Desta forma, em 1991 ele confiou a atividade de Marituba por ele iniciada juntamente com o Engenheiro Marcelo Candia aos Pobres Servos da Divina Providência.

Queremos convidar você a mergulhar conosco numa volta ao tempo para juntos revermos o início de cada atividade. Por ordem cronológica estaremos apresentando cada trabalho desenvolvido, como forma de agradecimento a Deus Pai pela sua infinita providência nestes 25 anos de trabalho e serviço ao Reino de Deus.