1ª Missa Votiva de 2017

No dia oito de fevereiro celebramos a primeira missa votiva de 2017 em honra a São João Calábria com a presença de Amigos, Benfeitores e Leigos Calabrianos. A santa Missa foi presidida pelo Padre Hermes Novakoski que realizou Catequese sobre o Sacramento do Batismo.

Padre Hermes iniciou sua reflexão citando o Catecismo da Igreja Católica onde diz que: "O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-os membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão. Pela graça do Batismo "em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28,19) somos chamados a compartilhar da vida da Santíssima Trindade, aqui na terra, na obscuridade da fé, e para além da morte, na luz eterna."

Trouxe ainda elementos das catequeses do Papa Francisco sobre este Sacramento: "O Batismo é o sacramento sobre o qual se funda a nossa própria fé e que nos une como membros vivos em Cristo e na sua Igreja. Junto à Eucaristia e à Confirmação forma a chamada “iniciação cristã”. Com o Batismo, somos imersos naquela inesgotável fonte de vida que é a morte de Jesus, o maior ato de amor de toda a história; e graças a este amor podemos viver uma vida nova, não mais à mercê do mal, do pecado e da morte, mas na comunhão com Deus e com os irmãos. Data do próprio Batismo: É importante conhecer o dia no qual eu fui imerso propriamente naquela corrente de salvação de Jesus."

Finalizou lembrando que importância que São João Calábria dava ao dia do Batismo (1º de novembro de 1873) referindo-se como o dia feliz, dia da misericórdia de Deus.

Conclui-se com a bênção da saúde e um pequena partilha.