Agentes Vocacionais refletem sobre os desafios do tempo atual

No encontro mensal, os Agentes Vocacionais refletiram, sob a orientação do Pe. Hermes José Novakoski, os desafios dos tempos atuais.

O encontro aconteceu no COV Nazaré iniciando com a oração preparada pela equipe de espiritualidade. Seguindo, o tema foi esplando pelo palestrante que colocou os referenciais em cada período da história: Pré-Moderno, Moderno e Pós-Moderno. Deus, razão humana e o nada, consecutivamente, são as referências para cada tempo orientando as ações dos indivíduos.

O grande desafio do tempo atual, o Pós-Moderno, é ajudar as pessoas a terem uma verdadeira experiência de Deus e a buscarem a verdade trazida pelo Evangelho. Mas como 'tudo vale', a experiência com o sagrado se torna superficial, emotiva e tem que estar de acordo com o que cada um pensa e busca e não com o que precisamos. Isso tem se refletido em relações frágeis e imaturas também no que tange a vocação, amizades, família, comunidade. A todo momento buscando coisas novas sem compromisso permanente com nada.

Vimos juntos que ser Agente Vocacional, ser cristão católico no mundo contemporâneo é um grande desafio, pois as relações com Deus e com as pessoas estão muito fragilizadas. Porém, precisamos ser sal da terra e luz do mundo apontando para as verdades da nossa fé.

Concluímos com um reflexão trazida pela Agente Fiama e a oração da Ave Maria. Depois foi servido um delicioso jantar comemorando os aniversariantes do mês.

Marcaram presença neste encontro: Márcio e Fiama; Raquel e Antônio; Enoch e Edina; Arlete e Heleno; Roberto e Lene; Ademar e Marilda; Brasil; Milva; Evando e o Pe. Hermes.