Missa votiva com Encontro Vocacional

A missa votiva do mês de abril, celebrada no sábado, dia oito, contou com a presença dos benfeitores, amigos e Leigos Calabrianos, além dos vocacionados que participaram do Encontro Vocacional realizado durante este final de semana.

A catequese deste mês, seguindo a dinâmica dos Sacramentos, foi sobre a Eucaristia. O presidente da santa Missa e que também fez a catequese, Pe. Hermes Novakoski, trouxe alguns elementos ensinados pela Igreja que estão nas rubricas do Missal Romano e no livro Instrução do Missal Romano e ao Lecionário. "A celebração da Missa, como ação de Cristo e do povo de Deus, é o centro de toda a vida cristã, tanto para a Igreja, como para cada fiel... Nela culmina toda a ação pela qual Deus, em Cristo, santifica o mundo, bem como todo o culto pelo qual Cristo, no Espírito Santo, prestam adoração ao Pai... Foi Cristo que instituiu o sacrifício eucarístico do seu corpo e sangue, e o confiou à Igreja, sua amada esposa, como memorial da sua paixão e ressurreição". (Instrução ao Missal Romano)

Lembrou ainda a Encíclica Ecclesia da Eucaristia de São João Paulo II: "A Igreja vive da Eucaristia" (N. 1). Pois ela é o centro e uma não pode viver, existir sem a outra. Fazemos memória, celebramos a hora da nossa redenção (cf n. 4). Ela é um mistério da fé, ou seja, vai além da compreensão humana.

Finalizando trouxe as palavras de São João Calábria que tinha grande amor e veneração pela sagrada Eucaristia: "Nosso tesouro deve ser Jesus na Eucaristia. Não é do ambiente, nem das proteções humanas, nem da estima dos homens que virá para nós a ajuda e a força e, sim, de Jesus Eucarístico. Nas dúvidas, nas incertezas, nas grandes necessidades, para o bem de nossas almas, corramos ao sagrado Tabernáculo, pensando que ali está realmente, verdadeiramente, substancialmente presente o nosso Deus. A Eucaristia é uma hora de íntima alegria, em companhia dos irmãos e de Deus. A santa Missa é o centro da nossa vida e da nossa labuta diária. A Eucaristia! Jesus vivo no meio de nós, morando em nossos sacrários, que nos convida para junto de si, a fim de nos consolar e nos santificar e que nos promete a vida eterna: que poderíamos buscar que fosse mais e melhor do que isso? Se tiverdes algum momento de tristeza, oh, sim, sabeis o remédio: correi depressa para perto de Jesus, que está no sacrário justamente para nos confortar e nos ajudar!"

Cada missa, memória da paixão e ressurreição de Jesus, Deus santifica o mundo. Participemos com alegria, consciência, ânimo deste momento santo que o Senhor nos dá.

Após a santa missa, houve a bênção da saúde e uma pequena confraternização.