Missa Votiva e Sacramento da Confirmação

Na santa Missa votiva de São João Calábria do mês de junho foi refletido sobre o Sacramento da Confirmação. Contamos com a participação de Leigos Calabrianos, Irmãs Pobres Servas e Benfeitores. O presidente da santa Missa, Padre Hermes José Novakoski, realizou a catequese. acompanhemos alguns pontos.

O Sacramento da Confirmação é abordado no Catecismo da Igreja Católica - CIC - nos números 1285 a 1321. A Igreja propõe critérios para receber este Sacramento: o candidato à Confirmação que tiver atingido a idade da razão deve professar a fé, estar em estado de graça, ter a intenção de receber o sacramento e estar preparado para assumir sua função de discípulo e de testemunha de Cristo, na comunidade eclesial e nas ocupações temporais.

A Confirmação aperfeiçoa a graça batismal; é o sacramento que dá o Espírito Santo para enraizar-nos mais profundamente na filiação divina, incorporar-nos mais firmemente a Cristo, tornar mais sólida a nossa vinculação com a Igreja, associar-nos mais à sua missão e ajudar-nos a dar testemunho da fé cristã pela palavra, acompanhada das obras.

São João Calábria, ao falar deste Sacramento, diz: "A Crisma, que nos deu a maturidade de cristãos, nos fez soldados de Cristo". 

Em outra ocasião, refere-se aos Sacramentos como meio de vivermos mais perto de Deus: "Em relação às misérias que acompanham a nossa pobre vida, o Senhor nos deu os meios para libertar-nos delas: os santos Sacramentos, a sua palavra, o ensinamento e a orientação da Igreja. Se nós aproveitarmos como se deve desses meios de salvação, a fim de nos tornarmos melhores, seremos verdadeiros discípulos de Jesus Cristo, e assim irradiaremos ao nosso redor aquela luz cristã que atrairá muitos a seguir o nosso exemplo".

Finalizamos com esta belíssima expressão do Catecismo: "Lembra-te, portanto, de que recebeste o sinal espiritual, o Espírito de sabedoria e de inteligência, o Espírito de conselho e força, o Espírito de conhecimento e de piedade, o Espírito do santo temor, e conserva o que recebeste. Deus Pai te marcou com seu sinal, Cristo Senhor te confirmou e colocou em teu coração o penhor do Espírito".