Convocação do Ano Vocacional Calabriano

“Vocações precisam ser despertadas.”
(Dom José Roberto Fortes Palau)

Queridos irmãos e irmãs,

Viva hoje o sonho de Calábria! É o apelo que nos interpela a vivermos o ano Vocacional Calabriano no Brasil. O tema para a realização Ano Vocacional Calabriano é “A fé e o discernimento vocacional”, tema referente ao sínodo dos bispos sobre a juventude em outubro de 2018; o lema “Valorizem e amem muito a própria vocação”, tirado da carta de São João Calábria, e tendo como iluminação bíblica o texto do Evangelho de São João: “Mestre, Onde Moras? Vinde e Vede!” (Jo 1, 38-39). Entendemos que o Ano Vocacional Calabriano é um tempo fecundo para fortalecermos a cultura Vocacional junto aos Irmãos, às Irmãs, Leigos e Leigas, incluindo suas famílias e o que está ao seu redor. Trata-se de um tempo favorável para revisitar, revitalizar e impulsionar o projeto pessoal de vida e de missão que cada pessoa se propõe, com seus desafios e motivações ao longo do caminho. Quer comprometer e envolver mais Irmãos, Irmãs e Leigos a empenhar-se no despertar e no acompanhar das vocações. Rogamos ao Senhor da messe que envie operários do Evangelho, como para Pe. Calábria tinha o anseio pelas vocações para a Igreja. Pedimos a Deus Pai que conserve e desenvolva a Obra.

Assumimos como objetivos: Redescobrir o encantamento de nossa vocação a partir da experiência pessoal com Jesus Cristo; Intensificar a oração pelas vocações; Construir uma cultura vocacional nas comunidades religiosas e na missão; Reavivar a fé e confiança em Deus Pai que chama continuamente; Testemunhar com alegria o ser Consagrado(a); “Sair, ver e chamar”.

O nosso agir se dá pela oração pelas vocações, na promoção de atividades vocacionais, na inclusão do Ano Vocacional Calabriano no planejamento de nossas comunidades e atividades, no envolvimento e mobilização dos grupos, pastorais e ministérios e na divulgação (vídeo, jornal, rádio, revista…).

A abertura oficial foi realizada no dia 1º de outubro de 2017, na celebração da primeira missa do Padre José Haroldo, em Marituba. O Ano vocacional abrange dois momentos:

1. A I Etapa será celebração do Ano Vocacional Calabriano com um olhar mais interno da Obra no Brasil, de nossas vidas consagradas, do ser sal e luz no mundo e de nossas atividades e pastorais. Tem como início dia 08 de outubro de 2017 e término no dia 08 de outubro de 2018;

2. A II Etapa, em comunhão com a Igreja do Brasil, participação do 3º ano vocacional do Brasil em comemoração os 35 anos da realização do 1º Ano Vocacional no país. Será realizado no período de agosto de 2018 à agosto de 2019. E no final de agosto ou início de setembro a realização do 4º Congresso Vocacional do Brasil, comemorando os 20 anos do primeiro, em 1999.

O material do Ano Vocacional Calabriano será em forma digital e disponível no site www.pobresservos.org.br/anovocacionalcalabriano que ser a disponibilizado no dia 08 de outubro.

“O fim de alguma coisa dá origem ao início de outra.” Assim desejamos ver o Ano Vocacional Calabriano. Temos que sair deste ano apreciando mais o DOM da Vocação, aquela que nos une a todos, a do seguimento de Cristo à exemplo de São João Calábria, cientes de termos construído uma cultura vocacional. Para tal fim, necessitamos viver com empenho, dedicação e criatividade o Ano Vocacional Calabriano e o 3º Ano Vocacional do Brasil.

Deus nos chama, nos ama e nos envia.

Fraternalmente,

Ir. Beatriz Paulin  
Delegada Pobres Servas da Divina Providência

Pe. Gilberto Bertolini
Delegado Pobres Servos da Divina Providência