Manto de Nossa Senhora de Nazaré para o Círio de 2017 é apresentado em Belém


Após missa na Basílica, manto foi apresentado aos fieis. A designer Aline Folha e a estilista Marilza Ramos são as responsáveis pela confecção da peça.


O manto que cobre a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré nas 12 procissões do Círio 2017 foi apresentado nesta quinta-feira (5), na Basílica Santuário, em Belém, durante missa presidida pelo Arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira.

As luzes da catedral foram apagadas para o momento de apresentação do manto, já vestido na imagem. Quem assina a designer Aline Folha e a estilista Marilza Ramos, que foram convidadas pelo pela Diretoria da Festa de Nazaré para realizarem o trabalho.

O desenho da peça foi entregue ainda no primeiro semestre, pela designer Aline Folha. Baseada no tema deste ano e inspirada em sua proximidade com a Igreja e suas lembranças de infância, Aline conta que criou com muito mais tranquilidade este ano. “Pra mim, o manto do ano passado foi mais terreno, mas o deste ano é uma oração. Eu diria que é mais celestial, digo pelo processo do desenho, por onde ele começa, por tudo que eu tentei representar. Este ano me senti muito mais tranquila e muito abençoada também”, explica.

A estilista Marilza Ramos fala da emoção de ter criado o manto. “Eu me sinto honrada pelo segundo ano de convite e pelas pessoas com quem trabalhei nessa empreitada. Esta peça traz mais detalhes e, por isso, mais trabalho também, mas foi um trabalho muito feliz. Consegui executar uma técnica que pensei do ano passado, então me sinto realizada e com esse trabalho me sinto vivenciando mais ainda a Igreja”, destaca a responsável pela a execução do Manto.

O manto é uma doação voluntária e anônima de um casal devoto de Nossa Senhora de Nazaré. 


Fonte: G1 Pará


ENTENDENDO O MANTO


O manto do Círio 2017 aponta para Maria como Estrela da Evangelização. Conheça o que cada elemento representa na simbologia do manto:

ESTRELA LUMINOSA - Simboliza Maria, a Estrela da Evangelização.

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - Situado dentro da Estrela Luminosa, o Sagrado Coração, que se inflama de amor por nós, representa o Filho de Deus gerado no Ventre Virginal de Nossa Senhora.

COROA DE ROSAS DOURADAS RODEANDO O SAGRADO CORAÇAO DE JESUS – Simboliza o Rosário da Santíssima Virgem. As rosas são as muitas Ave-Marias com que a saudamos; orações que, pela intercessão dela, chegam ao Coração Misericordioso do Santíssimo Filho.

RAIOS DE LUZ QUE EMANAM DA ESTRELA-MARIA – simbolizam a Luz emanada da Mãezinha do Céu que, ao nos tocar amorosamente, nos tornam verdadeiros filhos de Maria: pacíficos, humildes, fiéis e misericordiosos.

ROSAS E JASMINS – Da explosão de luz mística que transcende da Radiosa Estrela, formam-se Rosas e Jasmins, que se espalham em toda a extensão do Manto. As flores que compõem esse Jardim Divino ensejam as graças e bênçãos que recebemos do Coração Sagrado, pela intercessão da Virgem Mãe Amorosa. Fecha-se aqui o intercâmbio de amor luminoso entre o Céu e a terra pela mediação de Nossa Senhora: as nossas preces, Ave-Marias (Coroa de Rosas Douradas), que sobem ao Trono do Altíssimo, pelas mãos da Puríssima Virgem, e as bênçãos e graças (Rosas e Jasmins) que, por sua intercessão amorosa, são a nós concedidas.

BOTÕES DE ROSAS - representam as pequenas delicadezas espirituais que a Imaculada Rainha, por sua benevolência, nos dá.

FOLHAS DOURADAS – feitas à mão, linha a linha, aos moldes dos antigos bordados portugueses, estas folhas douradas representam as pequenas, mas, grandiosas, gotas de Luz Divina que emanam das bênçãos e graças por nós recebidas, testemunho dos muitos Milagres que experimentamos, fruto da intervenção de Deus. Esses bordados portugueses remontam a delicadeza dos bordados feitos a mão, linha a linha, pela irmã Alexandra, da Congregação das Filhas de Sant’Ana do Colégio Gentil Bittencourt, nos Mantos que por muitos anos vestiram Nossa Senhora de Nazaré no Círio, quando não se usavam pedrarias. Assim, pela delicadeza filial dessa freira, faz-se memória das inúmeras graças e bênçãos que o povo dessas terras recebeu da Mãezinha do Céu, fonte de amor e de fé. 

GOTAS DOURADAS – situadas na margem inferior da costa do Manto, também bordada à mão, linha por linha, temos três gotas douradas, que simbolizam o poder da Oração que nos une à Mãe de Deus. O espaço transcendente da Oração é um lugar Sagrado, envolto em atmosfera de luz divina.

GOTA VERMELHA – representa o Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos santifica e salva.

DOURADO DA BARRA DO MANTO – no acabamento da barra do Manto, encontramos o mesmo tipo de bordado português das folhas douradas, simbolizando a redoma de luz que envolve o Manto de Nossa Senhora de Nazaré.

BROCHE – Fechando o Manto está um broche dourado, em formato de uma pomba (que representa o Espírito Santo), tendo uma rosa na boca (que representa a Virgem Maria). Esta simbologia indica a íntima relação entre a Santíssima Virgem Maria e a Igreja, que ilumina o anúncio da Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo.