Assembleia da Paróquia N. Sra. de Nazaré

A Paróquia Nossa Senhora de Nazaré de Marituba PA realizou no sábado, dez de março, a Assembleia para definir as prioridades das atividades para o ano. Além do Pároco que conduziu os trabalhos, participaram os coordenadores das Comunidades, das Pastorais, Movimentos e Serviços da Paróquia, bem como as Irmãs Pobres Servas e os religiosos do COV Nazaré, Pe. Hermes e Ir. Joandeson.

O novo Pároco, Padre Luiz Nazzari, orientou os trabalhos iniciando apresentando a Missão da Arquidiocese de Belém, definido no Plano de Pastoral: “Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (Jo 10,10), rumo ao Reino definitivo”.

Depois foram eleitas as prioridades para a Paróquia que deseja trabalhar a Pastoral de conjunto que visa uma comunhão e articulação entre todas as pastorais com o objetivo de realizar um trabalho de evangelização mais eficaz. Além disso, compreendeu-se que é necessário ter um olhar especial sobre as juventudes e o processo de evangelização com o IVC - “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários” conforme orientação da 

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)  cujo texto foi aprovado pela 55ª Assembleia Geral da mesma.

O Documento, já no primeiro capítulo apresenta o itinerário a partir do “ícone bíblico” representado pelo encontro de Jesus com a Samaritana retratado no capítulo quatro do Evangelho de São João. Em seis passos o documento apresenta os processos de iniciação ao discipulado de Jesus.

O bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, na apresentação do documento disse: “A vida cristã é um novo viver que requer um processo de passos de aproximação, mediante os quais a pessoa aprende e se deixa envolver pelo mistério amoroso do Pai, pelo Filho, no Santo Espírito. Ela desperta para novas relações e ações, transformando a vida no campo pessoal, comunitário e social. Essa verdadeira transformação se expressa através de símbolos, ritos, celebrações, tempos e etapas”.

A Assembleia tem o desejo de realizar um trabalho de comunhão, amor e dedicação. O Pároco pediu que a Paróquia Nazaré seja uma comunidade cristã onde possa resplandecer os valores do Evangelho. Não pode ser um grupo qualquer e evitar tudo o que causa divisão e desunião.